GRITO ROCK SP

Festival que promove experiência colaborativa única no mundo acontece no sábado 5 de março no Studio SP. Programação inclui observatório de formação e artes integradas.

Realizado há nove anos no Brasil, o Grito Rock chega em 2011 com o o impressionante número de 130 cidades realizadoras em 10 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras, El Salvador e Estados Unidos.
Em São Paulo, o festival acontece dia 5 de março e anuncia hoje as primeiras atrações. De Buenos Aires, o sexteto feminino de punk tropical Kumbia Queers. De Iporanga (Zona Sul de São Paulo), o rapper Rael da Rima.  E do sertão do Ceará, o artista Daniel Peixoto com seu pop tropical. Durante a próxima semana, o Grito revela a grade completa das artes integradas e do programa de formação do Observatório Fora do Eixo.
Em São Paulo, o Grito Rock acontece pela 4ª vez e nesta edição será produzido pela Casa Fora do Eixo São Paulo, que também lidera os projetos Cedo & Sentado (às terças), Macaco Bong Convida e Noite Fora do Eixo.

Kumbia Queers (Argentina, México)

A Kumbia Queers nasceu na Argentina em 2006 e traz seis meninas em sua formação: Ali Gua Gua (voz e güiro – tipo de reco-reco), Flor Linyera (teclado), Inespector AKA Pichi (bateria), Juana Chang (charango), Pat Kombat Rocker (baixo) e Pila Zombie Jackson (guitarra e coros).
A banda foi formada quando punk rockers quiseram adicionar um toque menos formal, menos duro e menos misógeno à cena de rock que elas experimentavam na América Latina. Ali, que toca nas Ultrasónicas (o mais selvagem coletivo punk do México) convidou as She Devils (a mais selvagem banda de punk rock de Buenos Aires) para experimentar as possibilidades de seus sons e melodias.  Meio que na brincadeira, elas começaram a tocar covers de músicas que sabiam de cor, adicionando uma pitada de cúmbia (tradicional ritmo latino) e adaptando as letras com sua divina poesia queer repleta de ironia, clichês românticos e muito humor.
Com o tempo as Kumbia Queers passaram a criar suas próprias músicas que atualmente já ganharam destaque durante intensas turnês realizadas na Argentina, México, Chile, Canadá e Estdos Unidos. Seu primeiro lançamento, “Kumbia Nena!”, traz canções autorais e conta também com 5 versões de The Cure, Black Sabbath, Nancy Sinatra e Madonna.
No Brasil, além de se apresentar no Grito Rock também tocam no elogiado festival Rec Beat, que acontece durante o Carnaval em Recife.

Rael da Rima (São Paulo)

Rael da Rima está há 10 anos no Rap, mas a música está em sua vida desde a infância com influência do pai multi-instrumentista, mãe cantora (ambos, autodidatas), passando por banda cover dos Racionais, fanfarra da escola e aulas de violão com primo. Desde os 16 compõe, mas foi a partir dos 22 que as canções ganharam o tom realmente autoral – nascidas da inspiração melódica antes mesmo da rima (o apelido que virou alcunha está lado-a-lado com a melodia, como ele mesmo costuma afirmar).
Natural do bairro de Iporanga (zona Sul de São Paulo), Rael da Rima tem no currículo dois discos lançados com o Pentágono, participações em trabalhos de alguns dos expoentes mais proeminentes do rap nacional (Sombra, Kamau, Emicida e Slim Rimografia, entre outros) e, em especial, o convite para integrar o seleto hall de artistas que estiveram no programa “Som Brasil – Homenagem a Vinícius de Moraes”, exibido pela Rede Globo em 2007, fazendo releituras de clássicos do “Poetinha”.  Rael também participou do seriado global “Antonia”, dirigido por Tata Amaral e que foi ao ar em 2007, e teve a rotina filmada durante 24 horas para o documentário “Global Lives”, do norte-americano David Evan Harris.

Daniel Peixoto (Ceará)

Natural do sertão do Ceará, Daniel estudou canto, piano e teatro ainda em sua cidade natal, Crato, a 600 km da capital Fortaleza, se aventurou pela rádio, apresentou dois programas na TV local Cearense, trabalhou como modelo da agencia Ford Models ate voltar a sua maior paixão, a música.  Em janeiro de 2005 Daniel Peixoto formou sua Montage, a primeira banda de Electro Rock do Nordeste Brasileiro, o projeto migrou de Fortaleza para São Paulo no início de 2006, e lançou o primeiro álbum que pelo selo Segundo Mundo, do produtor Dudu Marote, com fotos de Manuel Nogueira e figurinos de Lino Villaventura.
Montage foi citada pela revista BIZZ como a banda que faltava há, no mínimo, 18 anos e eleito o “melhor show do Brasil” pela da Folha de SP tanto em 2005 como em 2006. Participou de festivais como Skol Beats, Tim Festival, Abril pro Rock, Mada, Machina Festival, Ceará Music, Rec Beat, Goiania Noise e das duas últimas edições do Campari Rock. Entre outros feitos, vale citar que foram a 1ª banda da América Latina a ter um show virtual no Second life, tocaram em todos os estados Brasileiros e em outros países do mundo, venceram os premios “London Burning – Melhor artista de 2007″ e “HellCity – Melhor Show de 2008″ ambos por juri popular, ingressaram no cinema com o filme “Augustas” de Francisco Cesar Filho, atuando e colaborando com a trilha sonora, ultrapassaram as barreiras da música, fazendo shows em galerias de arte, exposições e desfiles de moda.
Em 2009, na mesma época em que era elogiado por ninguém menos Justin Timbalake em seu site pessoal, Daniel encerra os trabalhos com o Montage e convocou um time de produtores para dar uma nova roupagem a sua sonoridade e toca acompanhado por nomes como Killer on the Dancefloor, Discokillah, Dj Chernobyl. Todos seus novos produtores musicais. Os backing vocals ficam por conta da atriz e cantora Thalma de Freitas. O som fica mais pop e Daniel apresenta o novo pop tropical.
Daniel teve sua estreia oficial na carreira solo abriando a turnê brasileira da maior banda de musica eletrônica do mundo, os Ingleses do The Prodigy. Convidado pela parada gay de SP (já a maior do mundo) Daniel gravou o tema oficial da parada 2010 e fez a faixa “Sinta o amor em mim” cantando a musica ao vivo para 3.5 milhões de pessoas durante o evento em um trio eletrico que levou seu nome e teve um line up repleto de novos nomes da cena eletronica brasileira.
Daniel se prepara para lançar seu álbum de inéditas intitulado “Mastigando Humanos” e mesmo inédito ja arrancou elogios de mídias como as revistas Rolling Stone e MixMag, Jornal Estadão e sites internacionais como o Maddecente do Dj diplo de Nova York e Jungle Drumms de Londres.

Tatá Aeroplano (São Paulo)

Tatá vem de Octávio. Aeroplano, porque ouviu muito Jefferson Airplane e também porque vive sempre nas alturas. Octávio nasceu em Bragança Paulista. Mas Tatá nasceu Aeroplano em São Paulo, fruto do coquetel multicultural desta metrópole babilônica. Músico, instrumentista e compositor compulsivo, atua em seis bandas da nova cena musical paulistana: Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro, Zeroum, Frame Circus, Luz de Caroline e Elétrons Medievais.
Aeroplano sempre anda de chapéu ou boina, faça chuva ou sol. É assim que caminha pela cidade, andarilho urbano por princípio, é nas ruas de São Paulo que encontra inspiração para temas de sua letras e sonoridade para suas composições. A rua 25 de março é a sua preferida. É lá que pesquisa e compra seus brinquedinhos sonoros (apitos, cornetas, celulares e pianos de crianca) que viram instrumentos musicais em suas canções, assim como outros artefatos como extintores de incêndio e biribas.

Observatório Fora do Eixo

Etapa do festival em que o principal intuito é promover debates sobre o cenário cultural contemporâneo, além de colocar em contato os mais diversos atores da cadeia produtiva da música, como artistas, redes sociais, associações e produtores.

Grito Rock: Histórico

Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá (MT) a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo escolheu o período de Carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão. Em 2004, deu-se intercâmbio em nível regional. Nos anos seguintes, o delineamento programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do intercâmbio e interiorização das ações.
Em 2007 e 2008, o evento é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião mais cidades entram na gestão. No primeiro ano, foram mais de 20 cidades integradas a rede do projeto; em 2008 o número saltou para 50. Em 2009, o Grito Rock atinge a marca de mais de 60 cidades e, em 2010, 80 pontos fizeram parte dessa rede.

Serviço:

Grito Rock São Paulo
Sábado, 5 de março
Shows:
a partir de 22h, R$25 (R$15 na lista amiga)
Studio SP – Rua Augusta, 519
Kumbia Queers (Argentina)
Rael da Rima (São Paulo)
Daniel Peixoto (Ceará)

Observatório:
18h, entrada gratuita
Casa Fora do Eixo – Rua Scuvero, 282

Powered by Blogger