INVERNOU !!!!


No fim de semana passado rolou na literalmente na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo o encerramento o III Festival de Inverno do Parque Náutico Jaguara. Dentro do festival foi realizado o projeto Invernada 2011 produzido pelos Coletivos Guerrilha Gig (Franca/SP), Ounão (São Paulo) e pelo produtor Cultural Ernani Baraldi.

O Invernada é a continuidade de uma estória que começou no Encanta Vale 2011 realizado no mesmo espaço, nessa oportunidade os atores se encontraram e deram o start na elaboração de um evento de agregasse diferentes manifestações artísticas de localidades como Serrana/SP, Franca/SP, Sacramento/MG entre outros, afim de proporcionar a comunidade local o acesso a bens culturais que não estão inseridos dentro dos moldes convencionais de produção (mainstream).

Durante dois dias o Parque Náutico de Jaguara recebeu uma gama de pessoas interessadas em promover, pensar e discutir cultura em diferentes níveis, tais como a cultura digital onde o produtor cultural Claudio Prado (SP), juntamente com representantes locais, desenvolveram um dos debates mais interessantes do evento, um embate bacana e com algumas pimentas, pois dizer em uma mesa que acessibilidade de um cadeirante é cultura digital e que a internet deve ser fiscalizada por forças especiais de “inteligência” ligadas ao governo, para que se punam as pessoas que poluem a rede e/ou cometem “crimes”, é pedir pra ir para a briga mesmo, pois na outra ponta existem pessoas com espíritos bem mais libertários e contemporâneos que acreditam que esse tipo de postura é tremendo disparate, um retrocesso, quando hoje nos deparamos com estruturas de pensamento mais interessantes que acreditam muito mais na coletividade atrelada a liberdade, do que no cerceamento para que se mantenha a ordem e os bons costumes, mas que bons costumes?
Críticas aparte, o evento contou ainda com a mesa de debate sobre o Circuito Fora do Eixo com representantes locais e nacionais que abriram o leque de possibilidades para a região, no que tange a estrutura de coletividade que o Fora do Eixo oferece em seus projetos e ações.
O evento ainda contou com a participação das bandas Pé de Macaco, Associação Livre Invisível, Ibis, Clube dos Bagres e do grupo de viola do CECAC, além da oficina de Stopmotion e apresentação de clown.

O Invernada 2011 foi um evento realizado quase que em sua totalidade via internet, apenas uma conversa presencial foi realizada entre os organizadores, após essa conversa tudo se orquestrou no meio virtual para se concretizar no ambiente físico. Isso prova que a união de pessoas e idéias através dos mecanismos eletrônicos como ferramentas do fazer, podem transformar realidades e promover novas formas de se viver em um mundo completamente maluco e que aprendemos a chamar de globalizado.

Powered by Blogger