INVERNADA 2011


A Invernada é a soma de idéias e ideais condensados no ultimo Encanta Vale e canalizados através dos coletivos Guerrilha Gig (Franca), Ounão (São Paulo), do produtor Ernani Baraldi e do Parque Náutico de Jaguara. Nos dias 24 e 25 de junho de 2011, o Parque Náutico de Jaguara receberá um grande grupo de agentes culturais ligados a cultura digital e independente contemporânea.
No centro da discussão estarão o Circuito Fora do Eixo, referencia no cenário independente atual; e a cultura digital em que estamos inclusos atualmente. Além de mesas redondas debatendo os temas acima, 6 bandas mostrarão trabalhos autorais, representando a nova safra de bandas que começam a ocupar o cenário independente.

SÁBADO

No sábado, dia 25, as atividades começam as 09h e 30min com uma mesa redonda sobre cultura digital, com participantes experientes no assunto como Claudio Prado, produtor cultural e teórico da contracultura e da cultura digital no Brasil. Foi coordenador da ação de Cultura Digital da Secretaria de Programas e Projetos do Ministério da Cultura entre 2004 e 2008, e hoje coordena a ONG Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, entre outros.
As 14h começam as intervenções artísticas e as apresentações das bandas, Pé de Macaco (Bauru), Associação Livre Invisível (São Paulo) e Clube dos Bagres (Franca), e a exibição do recente lançamento do clube de cinema Fora do Eixo, o filme “Cartão Postal”. Paralelamente as apresentações, a oficina de cobertura colaborativa será ministrada por integrantes do Coletivo Ounão de São Paulo com o objetivo de unir a teoria a pratica objetivando como resultado da oficina a cobertura do primeiro dia de festival realizada pelos alunos da oficina.

DOMINGO

No domingo a programação será integrada ao Festival Caipiro Rock, que acontece desde 1997, organizado pelo CECAC (Centro de Cultura e Ativismo Caipira), da cidade da Serrana, interior do estado de São Paulo, e que neste ano expande suas estruturas estando presente em várias cidades da Alta Mogiana.
Na mesa redonda sobre o Fora do Eixo, que tem inicio as 09h30min, Ricardo Brasileiro, fundador do CECAC e articulador do cenário independente regional, representará Serrana. Mesa que ainda conta com Leonardo BR, representante do PCult e outros agentes culturais ligados ao Circuito FDE e atuantes na região.
Após a mesa redonda, a partir das 14h sobe ao palco a banda Íbis(Serrana) e o encerramento do Invernada será com o Grupo de Viola Caipira de Serrana. As oficinas também estarão presentes no domingo, com oficinas de malabares, stop motion e origamis a partir das 10h.
Agora o mais importante de tudo: A ENTRADA É GRATUITA, e a estrutura de lazer oferecida pelo Parque Náutico de Jaguara agrega muito aos dois dias de Festival, ligando os participantes à natureza a beira do Lago de Jaguara.

PROGRAMAÇÃO

Sábado

  • 9h30m - Mesa Redonda Cultura Digital
  • 10h Inicio Oficina Cobertura Colaborativa
  • 14h Pé de Macaco/Inicio Intervenções
  • 15h Associação Livre Invisível
  • 16h Clube dos Bagres
  • 17h Cinema – Cartão Postal

DOMINGO

  • 9h30min Mesa Redonda Fora do Eixo
  • 12h Almoço
  • 13h Oficinas de Malabares Origamis e Stop Motion
  • 14h Ibis
  • 15h Grupo de Viola Caipira

Powered by Blogger