Domingo na Casa Fora do Eixo 08/05
Texto Coletivo Ounão
Fotos por Adriano Singolani e Centro Multimídia
Nem só as mães são felizes
Para quem acreditava que só as mães são felizes, num dia dedicado a elas, e que o Santos e o Corinthians poderiam conter os “órfãos” da babilônia, se enganou feio!
Ontem rolou na Casa Fora do Eixo SP o 2° domingo na CAFE/SP com muito som, churrasco, cerveja e todos os desgarrados e/ou sem mães em São Paulo, que a partir do meio dia começaram a chegar ao recinto.
Logo de cara as marcas visuais deixadas pelos artistas, que no domingo passado (dia da comemoração dos 5 anos do Fora do Eixo) invadiram a CAFE/SP, dando mais cores e formas à casa, chamam a atenção e fazem os que ainda não conheciam o lugar parar para apreciar os trabalhos. Essa casa vem cada vez mais demonstrando a força agregadora que esse tipo de movimento como o Fora do Eixo e os processos colaborativos podem ter em diferentes meios artísticos e sociais.
De início o Pub – muito bem composto visualmente – abrigava os primeiros convidados e a Banda Valvulla fez as honras do dia, abrindo os trabalhos com um rock inglês de qualidade.
Nesse dia a palavra de ordem foi DIVERSIDADE. Diferentes grupos se apresentaram e com propostas bem variadas, como a Trupe Chá de Boldo que com uma gama de bons instrumentistas e um trio feminino de back vocals pra lá de charmoso, fez as coisas esquentarem dentro do pub.
Além da diversidade de gêneros musicais, a mescla de pessoas de diferentes regiões do país esteve bem presente nesse dia, o que acaba por promover a troca de culturas regionais, o que é ótimo, pois assim, um maior número de pessoas interessadas em cultura e arte pode conhecer um pouco o que acontece nesses Brasis.
Destaque também para a galera do audiovisual que tem feito a transmissão ao vivo via web das atividades domingueiras da casa.
Já do lado de fora, os DJs mandaram bem como de costume, com playlists muito bem sinkados com a atmosfera da Casa, afinal de contas o público é exigente.
Com cerveja e quitutes na alta, a galera foi chegando e deixando o almoção de domingo com a velha para se alimentarem de outras coisas que a Casa Fora do Eixo SP oferece. Com término do clássico paulista, Santos e Corinthians – que não rendeu em nada – a Casa foi ficando mais cheia e as constantes conversas e trocas ganhando mais atividade.
Os domingos na Liberdade ou Cambuci já não são mais os mesmos. A Casa Fora do Eixo está transformando a rotina do bairro e também das pessoas que saem de suas casas, num dia estigmatizado com o preguiçoso ou de descanso, para caírem no “rock” na Rua Scuvero, 281.